Área Restrita

Se você é profissional formado em veterinária ou zootecnia, faça seu login agora para ter acesso a informações relativas a animais com necessidades específicas. Exclusivo para estes profissionais.

Cadastrar-se Esqueci a senha
Área
Restrita
Voltar

Textos informativos

Texto informativo 4 - Por que o POTÁSSIO é importante para a nutrição?

O potássio é o terceiro mineral mais abundante do corpo, depois do cálcio e do fósforo. O potássio é um eletrólito. Os eletrólitos são minerais que carregam uma carga elétrica quando dissolvidos em líquidos corporais, como o sangue. Quase todo potássio do organismo está dentro das células. Por isso, ele é essencial ao metabolismo animal e necessita ser ingerido diariamente, em quantidades relativamente grandes.

O potássio desempenha múltiplas funções no organismo, como por exemplo:

  • condução de impulso nervoso
  • contrações musculares
  • regulação dos batimentos cardíacos e pressão arterial
  • regulação do peristaltismo intestinal
  • junto com o sódio, regula a entrada e saída dos líquidos corporais, mantendo a hidratação corporal

A deficiência de potássio no organismo, chamada de hipocalemia, pode causar sintomas como:

  • Fadiga
  • Prisão de ventre
  • Problemas de crescimento
  • Fraqueza muscular
  • Retenção de líquidos
  • Alteração de batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial
  • Ventroflexão do pescoço, normalmente visto em gatos (dificuldade de manter o pescoço ereto)
  • Óbito

Já o excesso de potássio no organismo, chamado de hipercalemia, também pode causar problemas como:

  • Fraqueza muscular
  • Redução do batimento cardíaco
  • Arritmia cardíaca
  • Vômitos
  • Óbito

Devido a variedade e severidade de sintomas clínicos decorrentes da falta ou excesso do potássio no organismo, é muito importante que os tutores sempre procurem atendimento veterinário caso os animais apresentem qualquer alteração do seu comportamento normal.

O potássio pode ser encontrado em muitos alimentos, como:

  • Carne bovina e de frango
  • Peixes
  • Frutas (banana, abacate, melão, tomate, manga, goiaba, romã, mamão, melancia)
  • Legumes e verduras (batata-doce, beterraba, mandioquinha, milho, soja, repolho-roxo, chicória, espinafre, agrião, feijão, aveia, couve)
  • Leite e derivados lácteos
  • Sal light

Embora seja facilmente obtido dos alimentos, existem situações como diarreia, vômitos, doença renal crônica, consumo excessivo de sódio, desnutrição, síndromes de má absorção intestinal e uso de diuréticos, que aumentam a necessidade de potássio e por isso é fundamental que ele tenha sua suplementação aumentada na dieta.

Quando falamos em dietas caseiras para cães e gatos, precisamos ressaltar a importância da inclusão desse mineral, já que essas espécies necessitam de dietas ricas em potássio para manter o metabolismo saudável. Por isso é fundamental garantir que os pets recebam esse nutriente em quantidades suficientes para o adequado funcionamento orgânico, já que o potássio vindo dos ingredientes da dieta normalmente não é suficiente para atender completamente as necessidades desses animais. Portanto, a inclusão de potássio em suplementos minerais destinados a dietas caseiras não pode ser mitigada. Infelizmente nem todos os suplementos minerais disponíveis no mercado brasileiro possuem potássio em sua composição, cabendo aos nutrólogos indicar um suplemento mineral com potássio ou suplementá-lo de alguma outra forma.

 

Autora: Luciana Domingues de Oliveira, Médica Veterinária, Mestre e Doutora na área de Nutrição de Cães e Gatos pela UNESP/Jaboticabal. Clínica e Consultoria na área de Nutrição de cães e gatos. Contato: luciana.nutrivet@yahoo.com

Texto informativo 3 - Colheres Medidoras linha Complet®
Leia o texto informativo 2 antes de ler este, combinado?

A forma ideal de dosar Complet® é utilizando balança digital. Se o seu cliente não possui esta ferramenta, você pode prescrever Complet® utilizando as dosagens das colheres medidoras, que são aproximações, uma vez que a maior ou menor compactação do produto naturalmente altera seu volume.

Veja as capacidades das colheres medidoras da linha Complet®.

Complet® Balance (pote de 100g e pote de 500g)
Capacidade média aproximada de cada colher:
colher azul = 1,60g
colher incolor = 0,71g

Complet® Zero Proteína (pote de 100g e pote de 500g)
Capacidade média aproximada de cada colher:
colher azul = 1,45g
colher incolor = 0,73g


Se você é profissional da nutrição animal, escreva para nós no complet@complet.vet.br solicitando a tabela de quantidades por colheradas e receba em seu email para tornar seu dia a dia mais prático.

Mas lembre-se de que o método mais preciso é utilizar balança digital.
até a próxima!
Equipe Complet® 
Texto informativo 2 - Colheres Medidoras Complet® Balance
A forma ideal de medir quantidades de Complet® é utilizando balança digital. 

Isso porque ao longo do tempo e durante o transporte e armazenamento o produto  - como qualquer pó - pode se compactar mais ou menos e então naturalmente mais ou menos produto passa a caber na colherzinha medidora. Na balança digital o que é medido é o peso e não o volume, então esta questão é contornada.

Pensando, entretanto, nas as pessoas que não dispõem desta ferramenta, colocamos duas colheres dosadoras em cada pote de Complet®. Cada colher tem uma cor diferente e um tamanho diferente e isso permite dosar com maior proximidade do ideal, as diferentes quantidades de Complet® que atenderão aos animais (que podem ter peso -  e, portanto, necessidade de Complet® -  tão variável).

Complet® Balance (pote de 100g e pote de 500g)
Capacidade média aproximada de cada colher:
colher azul = 1,60g
colher incolor = 0,71g

Assim sendo, por exemplo, se a necessidade é de 3 gramas de Complet® Balance, uma medida da colher azul e duas da colher incolor somam 3,02 o que é bastante próximo do desejado.

Se a necessidade for de 5 gramas de Complet® Balance, 7 medidas da colher incolor resultam em 4,97g e atendem à necessidade. Alternativamente pode-se usar 1 medida da colher azul mais 5 medidas da colher incolor, o que resultará 5,15g.

Se você é profissional da nutrição animal, escreva para nós no complet@complet.vet.br solicitando a tabela de quantidades por colheradas e receba em seu email para tornar seu dia a dia mais prático.

até a próxima!
Equipe Complet
® 

Texto Informativo 1 - Comida caseira

A comida caseira para cães e gatos é usada desde sempre pelos donos de animais - embora sem balanceamento - e no Brasil há pouco mais de uma década por profissionais da nutrição animal  - já de forma balanceada - em ocasiões em que este sistema alimentar é benéfico.

Quando o animal está doente, sentido-se muito mal, ele pode criar aversão pelos alimentos novos que experimentar. Muitas vezes o animal que está em fase grave de uma doença crônica, cria rejeição irreversível por uma ração por tê-la conhecido quando estava com náusea severa. Neste período, enquanto está passando pela crise, a dieta caseira pode ser muito útil já que é palatável e  digestível. Após a crise o animal não terá criado aversão a uma ração específica para sua doença crônica e poderá então ser alimentado com ela de forma permanente.

Em casos em que o animal tem mais de uma doença concomitantemente, é raro que hajam rações comerciais que se encaixem em suas necessidades nutricionais específicas. A dieta caseira corretamente elaborada por profissional experiente pode ser muito útil.

Quando um cão ou gato está com suspeita de alergia alimentar, é comum que ele seja submetido a dieta caseira pela qual experimenta isoladamente fontes protéicas e de carboidratos novas para que o agente desencadeador da alergia seja identificado. É naturalmente desejável que esta dieta seja balanceada com minerais e vitaminas.

Em casos em que rações específicas não são acessíveis ao proprietário do animal, por razões geográficas, econômicas ou de outra ordem, a comida caseira balanceada por profissional poderá ser a solução. 

Busca

Divulgue o COMPLET

Coloque os selos abaixo em seu site, blog, etc...

Tamanho 225 x 280 px
Ingrediente essencial para uma dieta balanceada para seu gato: nutricionista animal.
Complet(R)Balance, Complet(R) Zero Proteína e Complet(R) Baixo Fósforo.

Quero Comprar!

Loja Virtual Onde Comprar Não estou conseguindo comprar Quero uma receita caseira Perguntas Frequentes

Institucional

Home Sobre a Empresa Termos de uso e Política de Privacidade Mapa do Site Contato
© Complet.vet.br - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Adekz TI